DISCIPLINA: QUÍMICA
PROFESSOR: MOACIR TOMAZ DE SANTANA TURMA: 2°A
ENSINO: MÉDIO TRIMESTRE: 1° CARGA HORÁRIA: DUAS HORAS AULAS
CONTEÚDO ESTRUTURANTE: MATÉRIA E SUA NATUREZA, BIOGEOQUIMICA, QUÍMICA SINTÉTICA
JUSTIFICATIVA: Compreender as transformações químicas e físicas que ocorrem no mundo de forma abrangente e integrada é de fundamental importância para o desenvolvimento intelectual do educando para que e assim possam julgar com fundamentos e informações advindas da tradição cultural, da mídia e da própria escola e tomar decisões autonomamente, enquanto indivíduos e cidadãos.
CONTEÚDOS BÁSICOS : Biogeoquímica e química sintética
CONTEÚDOS ESPECÍFICOS: Ligações químicas, forças intermoleculares, geometria molecular, polaridade, funções inorgânicas ( ácidos, bases, sais e óxidos);
OBJETIVOS: Compreender de forma clara e objetiva, como os átomos se organizam na natureza, para formar diversas substâncias; Compreender o conceito de eletronegatividade, relacionando a atração dos átomos de acordo com a energia de ionização; Compreender a organização molecular das substâncias, a soma de vetores, a polaridade, e suas respectivas fórmulas moleculares e estruturais; Compreender a aplicação no cotidiano das funções inorgânicas.
ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO E RECURSOS MATERIAIS As aulas serão expositivas e dialogadas, permitindo ao educando fazer comparações, estabelecer relações, interpretações, a fim de propiciar o uso e o desenvolvimento de habilidades cognitivas. Para que se concretize o processo de ensino aprendizagem, serão utilizados recursos como quadro, giz, apagador, TV pendrive, lista de atividades impressas, ou atividades do livro didático, podendo eventualmente disponibilizar recursos diversos disponíveis no laboratório de ciências exatas e biológicas, além disso, em períodos fora do horário escolar poderá ser utilizado a internet para pesquisas e interação referente ao conteúdo específico. Poderá ainda ser disponibilizado vídeos para melhor compreensão do educando, disponibilizados nas páginas https://www.youtube.com/channel/UCSrDfr7Hz2B0kow6VnCNRSQ e https://www.facebook.com/pages/ProfMoa-Descomplica/738047796242369?ref=bookmarks de acordo com cada conteúdo trabalhado.
AVALIAÇÃO CRITÉRIOS E INSTRUMENTOS Todas as avaliações terão valor de 10,0 pontos. Durante o trimestre poderá ser realizado uma ou duas avaliações (Avaliação formal) Todas atividades ( trabalhos, resolução de exercícios, pesquisas ou relatórios) desenvolvidos dentro e fora da escola terão valor somatório totalizando 10,0 pontos, assim, ao término do trimestre, esta nota será atribuída a coletânea de atividades, com um único valor.. Assim totaliza-se 30,0 (caso ocorram três avaliações) dando uma média de 10,0 pontos. Ao final do trimestre, se o aluno não atingir níveis satisfatórios, será oportunizado ao mesmo, revisão de conteúdos do trimestre a fim de propiciar a recuperação de conteúdos e de notas. A avaliação de recuperação trimestral terá valor de 10,0 pontos prevalecendo à média maior.
REFERÊNCIAS Diretrizes Curriculares de QUÍMICA para a Educação Básica – DCE. Governo do Estado do Paraná. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência da Educação. Curitiba, 2008.
http://www.quimica.seed.pr.gov.br/arquivos/File/quimica.pdf
PEQUIS,W. MÓL, G. Química cidadã volume 2 São Paulo 2013.
OBSERVAÇÕES
____________________________________
MOACIR TOMAZ DE SANTANA
Compostos orgânicos na conformação cis ou na conformação trans podem agir quimicamente diferentes por causa da disposição espacial dos átomos que constituem suas moléculas. Vamos ver um exemplo de isômeros geométricos em que só um deles tem papel importante no nosso organismo. Em nossa visão há um processo de interconversão de isômeros cis e trans . Como ele se dá? A retina- região sensível à detecção da luz está localizada na parte posterior dos olhos. Nela há um pigmento constituído pela associação do 11- cis- retinal a uma proteína. Quando o 11- cis - retinal é atingido pela luz visível, transforma-se em seu isômeros trans . É graças a essa alteração estrutural que ocorre a emissão de um impulso elétrico que vai do nervo óptico ao cérebro, ao mesmo tempo que a proteína associada à forma trans se separa desse aldeído. A forma trans converte-se novamente em cis por ação enzimática. cis - retinal trans - retinal É por meio da ingestão de a
Comentários
Postar um comentário