Pular para o conteúdo principal

RESUMOS DAS FUNÇÕES INORGÂNICAS SAIS E ÓXIDOS (ÁCIDOS, BASES, SAIS E ÓXIDOS DO COTIDIANO)

FUNÇÕES INORGÂNICAS ( SAIS E ÓXIDOS)

SAIS :Os sais são originados pela reação entre um ácido e uma base, a reação recebe o nome de neutralização:
Hcl + NaOH  →   NaCl + H2O .Os sais possuem pelo menos um ânion diferente do H+ ou OH- O NaCl,Kcl, NaKSO4 são exemplos de sais obtidos por meio de neutralização total, uma vez que a base e o ácido que os formaram, tanto H como OH foram convertidos em moléculas de água. Por outro lado alguns sais podem sofrer Neutralização parcial sendo classificado como Hidrogenossal ou Hidroxissal. Exemplo:
ex: Al(OH)3 + Hcl  →   Al (OH)2Cl + H2O ( observe que o OH permanece ainda na constituição do sal, sendo uma neutralização parcial do sal, sendo classificado como Hdróxisal) ex 2: 2NaOH + H3PO4  →   Na2HPO4 + H2O (Neste caso teremos um Hidrogenossal) A nomenclatura dos sais poderá ser do tipo eto,ito,ato, exemplo ( Cloreto, nitrito, nitrato…)

ÓXIDOS : Compostos binários ligados ao oxigênio, onde o oxigênio é átomos mais eletronegativo, ex: CO,NO, CO2, Fe2O3) Classificação : 1- Óxidos ácidos ( reagem com água formando ácido ou com base originando sal e água)
ex: SO3 +H2O  →   H2SO4 OU SO3 + NaOH  →   Na2SO4 + H2O

2-Óxidos Básicos ( reagem com água formando base ou com ácido produzindo sal e água) ex: Na2O + H2O →2NaOH OU Na2O + 2HCl →2NaCl + H2O
3-Óxidos anfóteros ( comportam-se como básico ou como ácido) ex: ZnO+ 2HCl →ZnCl2  →H2O OU
2NaOH + ZnO → Na2ZnO2 + H2O
4-Óxidos indiferentes ou neutros (não reagem com água, nem com bases, e nem com água) ex: CO, N2O, NO
2CO+O2  → 2CO2 5- Peróxidos ( reagem com água ou ácidos diluídos produzindo água oxigenada H2O2 = Peróxido de hidrogênio: ex: Na2O2 + 2H2O  →2NaOH + H2O2 OU Na2O2 + H2SO4  →Na2 SO4 + H2O2

Nomenclatura C0 Monóxido de carbono, CO2 dióxido de carbono SO3 Trióxido de enxofre...(monóxido, dióxido, trióxido, tetraóxido, pentóxido, hex-óxido, pentóxido, etc)

ÁCIDOS/BASES/SAIS E ÓXIDOS IMPORTANTE

ÁCIDOS: Ácido sulfúrico (H2SO4) Produção de fertilizantes agrícolas, plásticos, tintas, corantes, limpeza, refino do petróleo, bateria de automóveis). Ácido clorídrico (HCl) Vendido como ácido muriático, usado para limpeza de pisos. No estômago promove a digestão de alimentos. Na indústria é usado na hidrólise de amido. Ácido Nítrico (HNO3)Usado na produção de explosivos, corantes, medicamentos. Ácido fluorídrico (HF) Usado para decoração de objetos foscos como painel de um carro.

BASES: Hidróxido de sódio (NaOH) vendida como soda cáustica, usada na produção de sabão,seda, celofane, etc)
Hidróxido de cálcio (Ca (OH)2) Leite de cal ou água de cal, usada para pintar paredes. Hidróxido de amônio (HH4OH) Usada como fertilizante, na fabricação de ácido nítrico, e na refrigeração.

SAIS: Cloreto de sódio (NaCl) Usado na alimentação como sal comum. Carbonato de Cálcio (Na2CO3), usado na fabricação de vidro. Hipoclorito de sódio (NaOCl) alvejante usado no branqueamento de roupas, vendido também como cloro para limpar piscinas. Carbonato de cálcio ( CaC03) vendido como mármore.

ÓXIDOS : Óxido de cálcio ( CaO) chamado de cal virgem, usado na construção. Dióxido de carbono ( CO2) usado como gaseificante nos refrigerantes,ou como gelo seco. Os óxidos como dióxido de carbono, monóxido de carbono, trióxido de enxofre, são exemplos de óxidos presentes na atmosfera responsáveis pelo efeito estufa quando produzidos em excesso.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

QUÍMICA E MEDICINA - Isomeria cis-trans e seres vivos

Compostos orgânicos na conformação cis ou na conformação trans podem agir quimicamente diferentes por causa da disposição espacial dos átomos que constituem suas moléculas. Vamos ver um exemplo de isômeros geométricos em que só um deles tem papel importante no nosso organismo. Em nossa visão há um processo de interconversão de isômeros cis e trans . Como ele se dá? A retina- região sensível à detecção da luz está localizada na parte posterior dos olhos. Nela há um pigmento constituído   pela associação do 11- cis- retinal a uma proteína.  Quando o 11- cis - retinal é atingido pela luz visível, transforma-se em seu isômeros trans . É graças a essa alteração estrutural que ocorre a emissão de um impulso elétrico que vai do nervo óptico ao cérebro, ao mesmo tempo que a proteína associada à forma trans se separa desse aldeído. A forma trans converte-se novamente em cis por ação enzimática. cis - retinal    trans - retinal É por meio da ingestão de a

Vc já ouviu falar em POPS? O haleto proibidão!!!!

Glory Of Love