Pular para o conteúdo principal

A ELETRICIDADE NAS NUVENS


Desde que, há pouco mais de dois séculos e meio, Benjamin Franklin demonstrou que as nuvens de tempestade estão carregadas de eletricidade surgiram várias hipóteses para explicar por que as nuvens de tempestade se eletrizam. Uma das causa da eletrização seria o atrito entre as partículas de água e gelo; outras hipóteses atribuem a eletrização a efeitos resultantes das diferentes condutividades do gelo em diferentes temperaturas, ou ainda, ao congelamento das gotículas de água. É provável que todas sejam verdadeiras, ou seja, que a eletrização das nuvens se dava a várias causas distintas.


IFSC-USP online 2019

É certo que as partículas mais leves, gotículas de vapor de água recém-condensadas, que se deslocam para parte mais alta da nuvem, estão carregadas positivamente, enquanto as partículas de gelo, mais pesadas estão negativamente e deslocam-se para parte mais baixa das nuvens. Assim, em geral, as nuvens de tempestade têm carga elétrica predominantemente positiva na parte superior, e predominantemente negativa, na parte inferior.

Trecho do livro Compreendendo a Física de Alberto Gaspar.

Por
Professor: Moacir Tomaz de Santana
Graduado em Ciências Biológicas pela Uningá
Graduado em Química pela Universidade Estadual de Maringá
Especialista em Metodologias de Ensino e Docência no Ensino Superior pela Unicesumar
Mestre em Química pela Universidade Estadual de Londrina
Professor do Quadro Próprio do Magistério no Estado do Paraná

Referências 

GASPAR, Alberto. Física: eletromagnetismo e física moderna. São Paulo: Ática, v. 3, p. 60, 2000..


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

QUÍMICA E MEDICINA - Isomeria cis-trans e seres vivos

Compostos orgânicos na conformação cis ou na conformação trans podem agir quimicamente diferentes por causa da disposição espacial dos átomos que constituem suas moléculas. Vamos ver um exemplo de isômeros geométricos em que só um deles tem papel importante no nosso organismo. Em nossa visão há um processo de interconversão de isômeros cis e trans . Como ele se dá? A retina- região sensível à detecção da luz está localizada na parte posterior dos olhos. Nela há um pigmento constituído   pela associação do 11- cis- retinal a uma proteína.  Quando o 11- cis - retinal é atingido pela luz visível, transforma-se em seu isômeros trans . É graças a essa alteração estrutural que ocorre a emissão de um impulso elétrico que vai do nervo óptico ao cérebro, ao mesmo tempo que a proteína associada à forma trans se separa desse aldeído. A forma trans converte-se novamente em cis por ação enzimática. cis - retinal    trans - retinal É por meio da ingestão de a

Vc já ouviu falar em POPS? O haleto proibidão!!!!

Glory Of Love