Pular para o conteúdo principal

QUAL A RELAÇÃO ENTRE O TEFLON E A FRIGIDEIRA?


É galera, por mais estranho que possa parecer existe uma bela combinação entre as ciências. O teflon (R), nome comercial do politetrafluoretileno, cuja marca registrada rende uma boa grana para seus fabricantes está presente numa infinidade de objetos como as roupas espaciais,válvulas artificiais para o coração e até mesmo naquela frigideira que você deixa dentro do fogão com uma quantidade óleo que jamais será aproveitado. Mas vamos lá.
Resultado de imagem para TEFLON
Em 1938 um químico chamado Rouy J. Plunkett ( 1919-1994) fez uma grande descoberta ao tentar  preparar um gás refrigerante não tóxico a partir do tetrafluoretileno. Não obetendo o resultado desejado, mas sim um tanque vazio,  Plunkett seguiu sua pesquisa, porém estudando o tanque vazio.  Ao observar o mesmo, constatou a presença de um pó branco em seu interior. Como químico, já fez sua dedução. Neste caso, a hipótese era a de que as moléculas do tetrafluoretileno haviam se combinado originando um material sólido. Na época a ciência não conhecia os processos de polimerização prevalecendo a hipótese inicial para explicar o tanque vazio. Observando suas propriedades incomuns, Plunkett e outros químicos começaram a estudar o politetrafluoretileno e possíveis maneiras de obtenção. O composto branco parecia uma cera, era mais inerte que a areia, não era afetado por ácidos, bases fortes, calor ou por nenhum solvente. A relação entre o polímero e a bomba atômica torna-se real durante a Segunda Guerra.Os cientistas que trabalhavam na construção da primeira bomba atômica buscavam um material  de vedação resistente ao calor. O material deveria resistir ao gás extremamente corrosivo, o hexafluoreto de urânio UF6, usado para enriquecer o urânio 235 usado na bomba.
Resultado de imagem para bomba atomica
Um General do Exército reponsável pelo projeto da bomba atômica tomou conhecimento da descoberta desse polímero, e mesmo sabendo que sua produção era extremamente cara resolveu fazer um investimento. Com isso, o politetrafluoretileno foi transformado em juntas de vedação e válvulas resistentes ao composto corrosivo. A companhia produzio o Teflon (R) para esse fim durante a guerra, entretanto, a maioria das pessoas só tomou conhecimento de sua existência após o confronto.

Trecho do livro didático de Química " VIVA" de Novais e Tissoni, 2016
Por
Professor: Moacir Tomaz de Santana
Graduado em Ciências Biológicas pela Uningá
Graduado em Química pela Universidade Estadual de Maringá
Especialista em Metodologias de Ensino e Docência no Ensino Superior pela Unicesumar
Mestre em Química pela Universidade Estadual de Londrina
Professor do Quadro Próprio do Magistério no Estado do Paraná

Referências 

Livro didático Público: NOVAIS V.L.D. TISSONI, M.A. Vivá. Química, volume III. Positivo. Curitiba 2016 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

QUÍMICA E MEDICINA - Isomeria cis-trans e seres vivos

Compostos orgânicos na conformação cis ou na conformação trans podem agir quimicamente diferentes por causa da disposição espacial dos átomos que constituem suas moléculas. Vamos ver um exemplo de isômeros geométricos em que só um deles tem papel importante no nosso organismo. Em nossa visão há um processo de interconversão de isômeros cis e trans . Como ele se dá? A retina- região sensível à detecção da luz está localizada na parte posterior dos olhos. Nela há um pigmento constituído   pela associação do 11- cis- retinal a uma proteína.  Quando o 11- cis - retinal é atingido pela luz visível, transforma-se em seu isômeros trans . É graças a essa alteração estrutural que ocorre a emissão de um impulso elétrico que vai do nervo óptico ao cérebro, ao mesmo tempo que a proteína associada à forma trans se separa desse aldeído. A forma trans converte-se novamente em cis por ação enzimática. cis - retinal    trans - retinal É por meio da ingestão de a

Vc já ouviu falar em POPS? O haleto proibidão!!!!

Glory Of Love