Pular para o conteúdo principal

A QUÍMICA DURA DO COTIDIANO


Provavelmente você já deve ter estudado no Ensino Fundamental, Médio ou até mesmo na Graduação Soluções e ligações Químicas. No primeiro momento,  é comum os alunos pensarem em exemplos típicos de soluções do cotidiano como:  água + sal. Não é errado, na verdade é um ótimo exemplo para iniciar um conteúdo, pois mostra claramente como a Química está inserida no nosso cotidiano. Porém, como Professor, sempre observo que os alunos raramente conseguem reconhecer uma solução sólida ou gasosa, diferente dos exemplos líquidos: água + açúcar, água + café, Suco em pó + água, etc.

Resultado de imagem para águ mais sal solução"

Assim como as soluções líquidas participam do nosso cotidiano, temos também as soluções gasosas, como o ar que respiramos, e as soluções sólidas.  
Uma solução sólida é basicamente uma mistura em estado sólido de dois ou mais componentes que constituem uma fase única.

Resultado de imagem para soluçoes liquidas"

Chamamos de ligas às misturas com propriedades semelhantes à dos metais onde pelo menos um dos constituintes é um metal.

“Toda solução sólida metálica é uma liga, embora nem toda liga constitua uma solução sólida”

São exemplos de ligações químicas, onde teremos as ligações iônicas, que ocorrem entre metal x não metal, as ligações covalentes, que ocorrem entre não metais e não metais ou ainda, não metal + Hidrogênio, e as ligações metálicas, que  caracterizam-se normalmente por um subnível eletrônico “d” completo e um orbital “s” incompleto pelo qual os elétrons fluem livremente através de uma estrutura cristalina. Isso justifica a capacidade do cobre como excelente condutor de eletricidade, tendo em vista que a eletricidade nada mais é, que o fluxo mais ou menos ordenado de elétrons.
Saiba mais sobre as ligações químicas aqui:



Os metais são elementos químicos que apresentam como principal característica física, a capacidade de perder elétrons e consequentemente realizar dois tipos de ligações: a ligação iônica e metálica.

Resultado de imagem para ligações quimicas metálica"


As ligas metálicas apresentam algumas características que diferem dos metais puros como por exemplo: o aumento da dureza e o aumento da resistência mecânica.
Poucos são os metais empregados praticamente puros na fabricação de objetos. Entre eles, podemos citar:
O Cobre (Cu): com larga utilização no teor de pureza especialmente como condutor elétrico ( Fio de cobre nas instalações residenciais)

Resultado de imagem para fio de cobre"

O alumínio (Al): possui alta condutibilidade elétrica e térmica, bem como uma baixa densidade. É uma das formas metálicas mais usadas (em panelas, latas de refrigerante, entre outros), perdendo apenas para os aços.

Resultado de imagem para aluminio regri"
A maior parte dos metais é empregada na forma de ligas onde um ou mais metais predominam. O aço por exemplo, é uma mistura de (Ferro, carbono e outros metais), já o latão ( Cobre e Zinco). 
                                 
Resultado de imagem para aço"
Resultado de imagem para latão"

  Provavelmente você já ouviu falar em ouro 18 quilates.O número de quilates indica em massa quantas partes de ouro há em um total de 24 partes. Assim, o ouro (Au) 24 quilates é o ouro puro, e o ouro 18 quilates tem 18 partes de ouro e 6 de cobre (Cu) ou prata (Ag). Os talheres e diversos instrumentos musicais são exemplos de ligas metálicas.

Resultado de imagem para ouro 18 quilates"

Resultado de imagem para trombone"
Algumas ligas apresentam resistência elétrica superior à dos metais que as constituem como a liga formada por cobre e manganês.
Os aços especiais têm resistência à corrosão muito superior à dos elementos que os formam. No aço temos Ferro (Fe) e carbono (C) além do cromo, níquel, cobre, vanádio, manganês, dentre outros.
As ligas de alumínio e magnésio vêm sendo usadas em estruturas que aliam alta resistência a baixa densidade, como bicicletas e aviões. Já as ligas à base de titânio (Ti) têm diversas aplicações como nos implantes dentários ou  em pinos que fixam próteses. O titânio não apresenta rejeição em contato com o tecido ósseo.

Resultado de imagem para titanio corpo"

Pela resistência das ligas de titânio, nas últimas décadas cada vez mais participam da arquitetura moldando novas e belíssimas paisagens urbanas.

 Resultado de imagem para titanio arquitetura"






Trecho do livro didático de Química " VIVA" de Novais e Tissoni, 2016

Por

Professor: Moacir Tomaz de Santana
Graduado em Ciências Biológicas pela Uningá
Graduado em Química pela Universidade Estadual de Maringá
Especialista em Metodologias de Ensino e Docência no Ensino                         Superior pela Unicesumar
Mestre em Química pela Universidade Estadual de Londrina
Professor do Quadro Próprio do Magistério no Estado do Paraná

Referências 

Livro didático Público: NOVAIS V.L.D. TISSONI, M.A. Vivá. Química,                volume III. Positivo. Curitiba 2016 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

QUÍMICA E MEDICINA - Isomeria cis-trans e seres vivos

Compostos orgânicos na conformação cis ou na conformação trans podem agir quimicamente diferentes por causa da disposição espacial dos átomos que constituem suas moléculas. Vamos ver um exemplo de isômeros geométricos em que só um deles tem papel importante no nosso organismo. Em nossa visão há um processo de interconversão de isômeros cis e trans . Como ele se dá? A retina- região sensível à detecção da luz está localizada na parte posterior dos olhos. Nela há um pigmento constituído   pela associação do 11- cis- retinal a uma proteína.  Quando o 11- cis - retinal é atingido pela luz visível, transforma-se em seu isômeros trans . É graças a essa alteração estrutural que ocorre a emissão de um impulso elétrico que vai do nervo óptico ao cérebro, ao mesmo tempo que a proteína associada à forma trans se separa desse aldeído. A forma trans converte-se novamente em cis por ação enzimática. cis - retinal    trans - retinal É por meio da ingestão de a

Vc já ouviu falar em POPS? O haleto proibidão!!!!

Glory Of Love